quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Recenseamentos, ensino e direitos humanos

  Na segunda metade do séc. XIX, houve um crescimento da população e só em 1864, no reinado de D.Luís I se fez o primeiro recenseamento da população portuguesa e, com ele, a contagem de todos os habitantes do reino. Verificou-se que a população portuguesa  se concentrava à volta das cidades mais importantes, entre as quais se destacavam as cidades do Porto e de Lisboa e que, à semelhança de séculos anteriores, o Litoral Norte de Portugal era mais povoado do que o Interior e o Sul.
  O crescimento da população deveu-se à melhor alimentação, à melhor assistência médica e à maior higiene.
  Durante este período também ocorreram importantes reformas no ensino feitas por Passos Manuel, que tornou o ensino primário obrigatorio e gratuito, aumentou o número de escolas primárias, alargou o ensino liceal(criando um liceu em todas as cidades capitais do distrito) e fundou as primeiras escolas do ensino técnico(escolas comerciais, industriais e agrícolas).
  Com estas reformas no ensino pretendia-se dar aos estudantes conhecimentos práticos e úteis que os preparassem para colaborar no desenvolvimento do Pais.
Em defesa dos Direitos Humanos Portugal aboliu a escravatura e acabou com a pena de morte e com a roda dos enjeitados.

Sem comentários:

Enviar um comentário