quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

As actividades produtivas

  Para desenvolver a modernização do país os governos liberais, de forma a desenvolver a agricultura incentivaram os agricultores baixando os impostos e as obrigações e criaram leis para dividir a terra, tiraram terras aos mosteiros e aos nobres, acabaram com o direito de morgadio e dividiram os terrenos incultos. Assim  aumentaram-se as áreas cultivadas, dando-se a expansão do cultivo do arroz e da batata que passaram a fazer parte da alimentação da população mais pobre, fazendo com que pudessem resistir melhor às epidemias.
  Novas técnicas de cultivo tiveram de ser aplicadas para a modernização da agricultura, como a selecção de sementes, a alternância de culturas, o uso de adubos, máquinas agrícolas, alfaias e outras feitas em ferro sendo estas ultimas utilizadas pelos proprietários mais ricos.
  Embora as máquinas agrícolas tivessem tracção animal, em 1860 já se contava com duas debulhadoras a vapor na zona de Évora.
  Ainda assim a mecanização agrícola fez-se muito lentamente, pois não foi recebida com agrado dado que esta iria provocar  desemprego.
   Na exportação houve aumentos significativos dado que a fruta e o vinho aumentaram a produtividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário